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Grupos de Trabalho

Coordenadores/as: Profa. Dra. Maria Aparecida Corrêa Custódio (UFMA) Prof. Dr. Roberto Kennedy Gomes Franco (UNILAB) Prof. Dr. Acildo Leite da Silva (UFMA) Ementa: O GT objetiva agregar interdisciplinarmente investigações sobre o objeto educação (escolar e não escolar) sobre a perspectiva histórica; Fontes, Teoria e Métodos; Cultura Escolar, Memória e Oralidade; Patrimônio Escolar; Materiais pedagógicos; Instituições Escolares; Experiências de Aprendizagem; Ensino de História da Educação.

Coordenadores/as: Prof. Me. Carlos Alberto Claudino (UFMA) Prof. Me. Daniel Oliveira da Silva (UFPI) Prof. Me. Francisco Lima Soares (FEST) Prof. Me. Samir Araújo Casseb (UFMA – Grajaú) Ementa: Pretende-se reunir trabalhos que focam as ciências políticas, sociais e econômicas, bem como os seguintes eixos: movimentos sociais; bem-estar social; crescimento econômico e os fundamentos da sociologia para a educação.

Coordenadores/as: Profa. Me. Fanny Valentim de Matos (UFMA – PROFEBPAR) Profa. Me. Kiria Karine Lins Martins Ribeiro (UNISULMA); Prof. Dr. Ramon Luís de Santana Alcântara (UFMA – Grajaú) Ementa: Bases epistemológicas da Psicologia da educação para formação de professores. Contribuições das concepções psicológicas nos espaços e processos educativos. Desenvolvimento humano e aprendizagem e suas implicações pedagógicas em ambientes escolares e outros espaços educativos. Relações interpessoais no ambiente educativo. Processos cognitivos e metacognitivos. Conflitos nas instituições educativas. Produção de subjetividade a partir da escolarização. Fracasso escolar, problemas de aprendizagem e promoção de saúde.

Coordenadores/as: Prof. Dr. Alexandre Peixoto Faria Nogueira (UFMA) Prof. Dr. Osmar Rufino Braga (UFPI-Parnaíba) Prof. Dr. Sálvio Fernandes de Melo (UNILAB - CE) Ementa: Reflexões e pesquisas acerca dos movimentos sociais e o direito a educação em todas as modalidades de ensino (EJA, Especial, indígenas, campo etc), especialmente a formação sociopolítica de adultos, adolescentes e jovens; semiárido; Identidades coletivas; Populações estigmatizadas na cidade; Questões Étnico-Raciais e violência urbana.

Coordenadores/as: Profa. Dra. Kaé Stoll Colvero (UFT) Profa. Dra. Maria José de Pinho (UFT) Prof. Dr. Paulo de Tássio Borges da Silva (UERJ) Profa. Dra. Marivania Furtado (UEMA – São Luís) Ementa: A abordagem intercultural tem adquirido espaços em políticas educacionais para grupos indígenas, quilombolas, ciganos e demais que se localizam dentro do guarda-chuva da categoria comunidades tradicionais, bem como em práticas pedagógicas alicerçadas na Lei 11.645/2008. Partindo desta proposta, o GT busca acolher trabalhos com experiências pedagógicas de diferentes contextos (indígena, quilombola, cigana, educação especial, direitos humanos, entre outros) que dialoguem com a interculturalidade. Neste sentido, busca-se refletir a temática em seus diferentes ângulos, abordando desde a perspectiva da interculturalidade funcional (TUBINO, 2005) até a interculturalidade crítica decolonial (WALSH, 2009).

Coordenadores/as: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre (UEPB); Profa. Me. Rita Maria Gonçalves de Oliveira (UFMA); Profa. Me. Ana Cláudia de Sousa Alves (FEST); Profa. Me. Francisca Melo Agapito (UFMA); Profa. Dra. Arlete Marinho Gonçalves (UFPA); Profa. Dra. Maria Nilza Quixaba (UFMA); Intérpretes: Profa. Adriana Oliveira Santos (IFMA); Profa. Gabriella Crema Tavares Pereira (FEST) Ementa: Objetiva-se, com a presente proposta, debater aspectos conceituais, epistemológicos, filosóficos e pedagógicos que subjazem à inclusão escolar de crianças, jovens e adultos com deficiência, como: projeto compartilhado, currículo adaptado, organização flexível, barreiras atitudinais e/ou inclusivas na comunidade educacional e formação docente. Desse modo, ao selecionar relatos de experiências, artigos e ensaios acadêmicos, resultantes de pesquisas na graduação ou pós-graduação, que contenham em seus corpus questões inerentes às bases e práticas escolares de orientação inclusiva, busca-se, principalmente, refletir, evidenciar e problematizar experiências e ações que estão contribuindo para um ensino para Todos, e que são propagadoras de novas possibilidades educacionais.

Coordenadores/as: Prof. Dr. Jonas Alves da Silva Junior (UFRRJ) Prof. Dr. Rafael da Silva Noleto (UFT) Prof. Dr. Marcelo Valente de Souza (FCAT - PARÁ) Prof. Me. Rey Jesús Cruz Galindo (Centro de Investigacion Mexicano - CINVESTAV) Ementa: O GT tem como objetivo socializar saberes e conhecimentos sobre gênero, diversidade sexual e escola, oriundos de experiências desenvolvidas nos espaços acadêmico (do ensino, da pesquisa e da extensão) e nos demais espaços de formação. Desta maneira assume-se uma dimensão de relevância social, na medida em que nossa sociedade, apesar dos avanços no campo da sexualidade, tem demonstrado bastante intolerância e resistência em reconhecer e valorizar as diferenças e de compreender os direitos sexuais enquanto direitos humanos, portanto, como necessários à efetivação de uma educação, de fato, para todas e todos. Pretende-se, assim, pensar práticas educativas escolarizadas que proporcionem relações sociais positivas com LGBTT no ambiente escolar, apresentando subsídios importantes para a análise do trato com e sobre a diversidade sexual no espaço escolar. Acredita-se que socializar saberes, conhecimentos e questionamentos acerca das fragilidades e possibilidades do espaço escolar é uma importante estratégia para desenvolver uma educação sexual sob a perspectiva do enfrentamento ao sexismo e à homofobia.

Coordenadores/as: Profa. Me. Daniella de Sousa Cortez (IFMA) Profa. Dra. Carmensita Matos Braga Passos (UFC) Profa. Dra. Gianine Maria de Souza Pierro (UERJ) Profa. Me. Maria Telma Leite Rocha (FEST) Ementa: Reflexões e discussões contemporâneas no campo da Didática e suas interfaces com os desafios e demandas atuais da escola. Debates em torno da didática, a formação docente e contribuições para a Educação Básica.

Coordenadores/as: Profa. Dra. Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro (UFMA) Profa. Dra. Isabel Maria Sabino de Farias (UECE) Ementa: Currículo e avaliação escolar nas diferentes etapas e modalidades educacionais: experiências, pesquisas na área e implicações para a formação e a prática docente.

Coordenadores/as: Prof. Dr. Antônio Sousa Alves (UEMA) Profa. Me. Antônia Márcia Meirelles Ramos (UREI) Profa. Dra. Rhoberta Santana Araújo (UFPA) Profa. Dra. Jeannette Filomeno Pouchain Ramos (UNILAB-CE) Profa. Dra. Maria José Cardoso (UFMA) Profa. Dra. Albiane Oliveira Gomes (SEDUC/MA) Ementa: Pretende reunir pesquisas no âmbito da política, do planejamento e da gestão da educação nos diferentes níveis, nacional, estadual, municipal, e/ou em gestão escolar, com ênfase em atividades de pesquisa, ensino ou extensão. Como também investigações interrelacionadas com espaços identificados como não-escolares. E ainda textos que invistam em análise/avaliação de políticas voltadas à educação: documentos oficiais, práticas públicas/institucionais, limites e possibilidades de tais ações no contexto escolar.

Coordenadores/as: Profa. Dra. Betânia Oliveira Barroso (UFMA) Prof. Me. Ubiratan Francisco Oliveira (UFT) Profa. Me. Maura Pereira dos Anjos (UNIFESPA) Ementa: Discussões pedagógicas, políticas, históricas e sociais acerca da educação do campo e de sua militância; Práticas de ensino; Relatos de experiências; Concepções curriculares e metodológicas; Pedagogia da Alternância e Questões Agrárias.

Coordenadores/as: Prof. Me. Manoel Pinto Santos (UFMA) Prof. Dr. Maciel Cover (UFT) Prof. Dr. Salamão Hage (UFPA) Ementa: O GT pretende reunir pesquisas que otimizar as metodologias da pedagogia da alternância, pedagogia da terra e itinerante voltadas a educação do campo/comunidades, bem como o processo de ensino e aprendizagem, focalizando os seguintes eixos: Estudos Migratórios, Sociologia do Trabalho, Sociologia Rural, Juventude Rural, Sociologia Ambiental, Alfabetização, Educação do Campo, Economia Solidária, Economia Humana.

Coordenadores/as: Profa. Me. Fabrícia Carvalho da Silva (UNISULMA e CDVDH/CB) Profa. Dra. Diana Barreto Costa (UEMA) Prof. Dr. Alexandre Martins Joca (UFCG) Prof. Me. Thiago Pestana (UFMA) Ementa: O GT pretende reunir pesquisas e relatos de experiências sobre: a educação voltada aos direitos humanos tanto no âmbito formal como não formal; educação e direitos humanos no currículo escolar; práticas escolares para a igualdade e a dignidade humana; A escola como espaço de emancipação e diálogo intercultural com as diferenças; A cidadania apoiada na igualdade entre os sujeitos e na participação/formação plena dos indivíduos; educação, desigualdades sociais e direitos humanos; classes sociais, escola e direito pleno à cidadania.

Coordenadores/as: Profa. Dra. Mariléia Santos Cruz da Silva (UFMA) Profa. Me. Surya Aronovich Pombo Barros (UFPB) Prof. Dr. Marcus Vinícius Fonseca (UFOP) Profa. Me. Veríssima Dilma Nunes Clímaco (FACIMP) Ementa: O GT objetiva reunir pesquisadores (as), professores (as) e alunos (as) interessados (as) em discutir o processo de implementação da educação étnico-racial a partir da institucionalização da educação étnico-racial a partir da institucionalização das Lei 10.639/03 e 11.645/08 que determinaram a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena no sistema educacional de ensino – em todos os níveis. Assim, refletir sobre os avanços, os obstáculos e os limites encontrados ao longo do processo de implementação de uma educação voltada para o reconhecimento e a valorização da diversidade étnico-racial no Brasil. Discutir as relações étnico-raciais no Brasil nos seus diversos aspectos: legislativo, cultural, socioeconômico, educacional e histórico.

Coordenadores/as: Prof. Dr. Fabio José Cardias Gomes (UFMA) Profa. Me. Izaura Silva (IFMA) Profa. Dra. Maristane Sousa Rosa Sauimbo (UEMA) Prof. Dr. Carlos Benedito Rodrigues da Silva (UFMA) Ementa: O GT objetiva evidenciar a cosmovisão africana destacando conceitos de educação, ancestralidade, interculturalidade, diáspora, política, migrações, desenvolvimento, sexualidades, corpo, religiosidade, saúde/doenças, entre outros.

Coordenadores/as: Prof. Me. Jónata Ferreira de Moura (UFMA) Prof. Me. Andrey Patrick Monteiro de Paula (UFT - Tocantinópolis) Prof. Me. Rafael Chaves da Luz (FACIMP) Profa. Dra. Regina Célia Grando (UFSCAR) Ementa: Discussões sobre a educação matemática e a educação. Conceitos matemáticos. História da matemática e da educação matemática. Formação de professores que ensinam matemática. Educação matemática na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Modelagem matemática. Ensino e aprendizagem da matemática na educação básica. Educação estatística e a educação.

Coordenadores/as: Prof. Dr. Francisco de Assis Carvalho de Almada (UFMA) Prof. Me. José Edilmar de Sousa (PROFEBPAR) Profa. Dra. Silvia Helena Vieira Cruz (UFC) Profa. Me. Flaviana Oliveira de Carvalho (UFMA) Profa. Dra. Soraya Maria Barros de Almeida Brandão (UEPB) Profa. Dra. Herli de Sousa Carvalho (Pedagogia (UFMA) Profa. Me. Celiane Oliveira dos Santos (FVJ) Ementa: Infância e educação: concepções e políticas; infância e educação infantil no Brasil: desafios e perspectivas; Educação Infantil no contexto contemporâneo: características e legislação; políticas educacionais e desdobramentos na educação infantil; construção social da infância: repercussões para o projeto político pedagógico para a Educação Infantil; A educação infantil na legislação brasileira; objetivos da educação infantil na contemporaneidade; conteúdos e princípios da proposta curricular e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI; tendências atuais em educação infantil; práticas pedagógicas na educação infantil; o papel da brincadeira na educação das crianças de 0 a 5 anos; cotidiano na educação infantil: organização do espaço e do tempo; Inclusão de crianças deficientes, com transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação na Educação Infantil; avaliação na/da Educação Infantil; formação de professores para a Educação Infantil e a construção da identidade profissional; formação inicial e continuada para professores de creches e pré-escolas; a pesquisa no cotidiano da educação infantil: perspectivas de interação na formação do sujeito.

Coordenadores/as: Prof. Dr. Alessandro Frederico da Silveira (UEPB) Profa. Dra. Ana Angélica Mathias Macedo (IFMA) Profa. Dra. Ianne Paula Rego (UEMA) Prof. Dr. Hawbertt Rocha Costa (UFMA - Bacanal) Ementa: Ampliar o debate que se faz necessário em relação às práticas pedagógicas voltadas ao ensino de ciências naturais. Espera-se que os participantes socializem propostas e ações desenvolvidas no âmbito educacional, em especial, o papel das várias abordagens metodológicas e dos diversos recursos pedagógicos utilizados para a melhoria da qualidade do ensino de ciências, dando destaque aos desafios enfrentados e as possíveis alternativas encontradas em sua prática educacional.

Coordenadores/as: Profa. Dra. Luciana Matias Cavalcante (UFPI); Profa. Me. Talita de Jesus da Silva Martins (UFMA – São Luís) Profa. Dra. Kelma Socorro Alves Lopes de Matos (UFC) Ementa: Pretendemos reunir trabalhos que reflitam sobre a educação popular; movimentos estudantis; direitos sociais; práticas de ensino; inclusão da juventude na sociedade; políticas públicas da juventude e a relação juventude e trabalho.

Coordenadores/as: Profa. Dra. Celia Maria Machado de Brito (UECE) Prof. Me. Francisco Alves de Oliveira Filho (SEDUC-MA) Profa. Dra. Fabiola Andrade Pereira (UFT) Profa. Dra. Marise Marçalina de Castro Silva Rosa (UFMA – São Luís) Ementa: O GT pretende debater sobre: Processos Históricos da Eja; Políticas Públicas e a Eja; Formação e Práticas Docentes; Instrumentos de Avaliação, Metodologia de Ensino na Eja; Relação Professor Aluno no Contexto da Eja; Os Sujeitos da Eja; Juventude e formação na escola pública; juventude, formação e atuação no mercado de trabalho; juventude, cultura e identidade; pesquisa e juventude – propostas inovadoras de metodologias e técnicas de investigação com os jovens; juventude, formação humana e dialogicidade em Paulo Freire; organização da escola e valorização da cultura jovem; juventude, educação popular e formação em espaços não escolares; vivências da juventude no associativismo/cooperativismo e economia solidária.

Coordenadores/as: Profa. Dra. Orleane Santana (UEMA) Prof. Dr. Gilton Sampaio de Souza (UERN) Prof. Dr. Marcos Fábio Belo Matos (UFMA) Ementa: Objetiva-se reunir Pesquisas no campo do Ensino de Língua Portuguesa e múltiplas linguagens. Concepções de linguagem e o cotidiano escolar. Experiências educativas, escolares e não escolares, na área de linguagem (Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA e Comunidade). Processos e estratégias de aprendizagem no Ensino de Língua Portuguesa. Formação de professores e Ensino de Língua Portuguesa.

Coordenadores/as: Profa. Dr. Fagno da Silva Soares (IFMA - Açailândia) Prof. Me. Fabrício Nascimento de Moura (UEMA) Prof. Me. Salvador Tavares (UFMA) Ementa: Este grupo de trabalho objetiva criar um espaço dialógico entre saberes docentes e conhecimento histórico, reunindo pesquisadores que se debruçam sob temáticas relacionadas ao ensino de história e sua tríplice articulação cotejante entre linguagens e narrativas históricas; saberes históricos escolares e não-escolares; consciência histórica e tempo presente, considerando as matrizes teóricas e metodológicas mais recentes filigranadas pelos conceitos de história, ensino de história e perpassadas pela educação. Destarte, objetiva-se socializar pesquisas já concluídas ou/em andamento que discutam desde o ensino de história nas séries iniciais até a formação universitária do professor de história. Outrossim, constituir-se-ão numa reflexão-ação-reflexão orientada por um eixo principal, qual seja as questões epistemológicos e metodológicas do ensino da história e suas relações prático-empíricas do ensino de história na sala de aula a partir dos usos de diferentes linguagens como a cinematográfica, literária, iconográfica e/ou midiática. Compreendemos, pois, o conceito de memória como fundamente para a narrativa e consciência histórica, considerando a composição teórico-metodológica e a discussão da própria historiografia do ensino de história e suas dimensões prático-cognitivas do processo de ensino/aprendizagem em história.

Coordenadores/as: Prof. Me. Fábio Pessoa Vieira (UFT) Prof. Dr. Jailson de Macedo Sousa (UEMA) Prof. Me. Luciano Rocha da Penha (UFMA – Grajaú) Ementa: Objetiva-se reunir pesquisas que versam metodologias para o ensino de geografia; práticas de ensino; Formação de professores; Educação Ambiental; Geografia Humana (Cidade e Região); Planejamento Urbano e Regional; Geografia Agrária; Geografia Econômica e Políticas Territoriais para o Campo.

Coordenadores/as: Profa. Me. Camila Rodrigues da Silva (UFMA - Pinheiro) Profa. Me. Dijan Leal de Sousa (UFMA) Profa. Dra. Maria da Guia Taveiro Silva (UEMA) Profa. Dra. Maria Lúcia Pessoa Sampaio (UERN) Ementa: Concepções de linguagens, letramento e alfabetização. Nesse GT, a pretensão é reunir estudos que focam o processo da linguagem, oral ou escrita, a variação linguística e os gêneros textuais/discursivos, bem como o uso da diversidade linguística em Livros Didáticos; Letramentos e o desenvolvimento da linguagem na fase da alfabetização.

Coordenadores/as: Profa. Me. Bárbara Muglia Rodrigues (USP) Prof. Me. Nertan Silva Maia (UFMA) Profa. Dra. Edite Colares (UECE) Profa. Dra. Francisca Rosália Silva Menezes (UNILAB) Ementa: Arte/Educação no contexto de cursos de Pedagogia. Mediação cultural e formação artística em espaços educativos formais e informais. Formação continuada artística e estética para professores da Educação Básica.

Coordenadores/as: Prof. Me. José Heber de Souza Aguiar (FEST) Profa. Me. Ivana de Oliveira Gomes e Silva (UFPA – Altamira) Profa. Dra. Raquel Dias Araújo (UECE) Ementa: A proposta de Grupo de Trabalho com abordagem da temática Trabalho e Educação tem como objetivo debater a problemática que envolve a categoria trabalho, compreendendo-a como elemento fundante da sociabilidade humana e suas implicações para a educação, partindo dos pressupostos do materialismo histórico-dialético. Nesse GT propõe-se favorecer uma análise sobre a relação Trabalho e Educação no quadro econômico-social, político e ideológico evidenciado no arranjo societário do capitalismo contemporâneo. Serão fomentadas reflexões críticas sobre a educação contemporânea no contexto de uma crise social sem precedentes, na qual ocorre a privatização da educação e do conhecimento e aprofunda-se a deterioração da educação pública. Diante disso, parte-se da perspectiva de favorecer um debate crítico que se proponha a refletir sobre os processos políticos que a percorrem, buscando um entendimento da articulação trabalho e educação na perspectiva da emancipação humana.

Coordenadores/as: Profa. Me. Ilma Maria de Oliveira Silva (UEMA); Profa. Me. Aparecida de Lara Lopes Dias (FEST) Profa. Me. Maria José Ribeiro de Sá (IFMA); Profa. Dra. Rosani de Fátima Fernandes (UNIFESPA) Ementa: A relação dos saberes pedagógicos, conceituais, curriculares e metodológicos nos processos de ensino e aprendizagem em espaços escolares e não-escolares, articulando cultura, multiculturalismo e diálogos de saberes nos contextos da educação para os povos indígenas, considerando estas relações na perspectiva do Pensamento Decolonial e da emergência do saber local.

Coordenadores/as: Profa. Me. Ilma Maria de Oliveira Silva (UEMA); Profa. Me. Aparecida de Lara Lopes Dias (FEST) Profa. Me. Maria José Ribeiro de Sá (IFMA); Profa. Dra. Rosani de Fátima Fernandes (UNIFESPA) Ementa: O GT se dedica trabalhar com os saberes ameríndios presentes nas escolas não-indígenas, dialogar com os espaços de interculturalidade, mostrando que é possível aproximar e fazer conviver duas culturas, possibilitar o reconhecimento da ancestralidade e da valorização dos conhecimentos indígenas.

Coordenadores/as: Prof. Dr. Erivânio da Silva Carvalho (UFMA) Prof. Me. Mário Riquelme Hernandez (LCH – UFMA) Prof. Dr. Ivo Tonet (UNICAMP) Ementa: O GT “Educação Social e Cidadania” tem por objetivo a apresentação de trabalhos sobre a Educação Social, genericamente, entendida, como educação não-formal, medidas socioeducativas e relativas também à Educação de Jovens e Adultos. As discussões versam sobre a forma como a Educação Social é assumida pelo Poder Público Municipal ou Estadual e por diversas outras entidades responsáveis pelo atendimento de estudantes prejudicados em suas trajetórias educacionais. Os temas para admissão dos trabalhos nessa área estão assim subdivididos: 1 - O socioeducativo para a cidadania; 2 - A gestão da educação social; 3 - Organizações curriculares; 4 - formação de educadores.

Coordenadores/as: Profa. Dra. Maria Tereza Bom Fim Pereira (UFMA) Profa. Me. Monica Assunção Mourão Profa. Dra. Lilian Castelo Branco de Lima (UEMA) Ementa: Expandir o conhecimento através das fantasias, dos sonhos, da imaginação, através dos livros infantis que possibilitam e incentivam a criança para a descoberta do universo das coisas e do mundo da leitura e da escrita. Desenvolver habilidades de leitura, de ouvir, re (contar), re (criar) histórias. Pesquisas em poéticas orais sob a denominação de "literatura popular", "literatura oral", "literatura folclórica", entre outras.

Coordenadores/as: Profa. Dra. Adriana Gomes Nogueira Ferreira (UFMA – ENFERMAGEM) Profa. Dra. Jacinta Feitosa de Oliveira (UFMA) Prof. Me. Guilherme Grazyany Camelo Carvalho (UNISULMA) Profa. Me. Fernanda Pereira da Silva (FEST) Profa. Dra. Floriacy Stabnow Santos (UFMA) Profa. Dra. Ana Cristina Pereira de Jesus Costa (UFMA) Ementa: Discutir a relação entre saúde e educação em contextos formais e informais; promoção da saúde; Educação em saúde; Saúde coletiva; serviços de saúde; gestão e atendimentos públicos. Concepção de educação, saúde, sociedade, e cidadania, a partir das perspectivas educacionais existentes na saúde. A educação em saúde no processo de trabalho como geradora de um ser saudável e comprometido com o auto cuidado individual e coletivo.

Coordenadores/as: Profa. Dra. Daniella dos Anjos (USF) Profa. Me. Lucivânia Silva de Melo (UFMA) Profa. Dra. Tânia Serra Azul Machado Bezerra (UECE) Prof. Me. Jameson Ramos Campos (UEPB) Profa. Me. Naiara de Araújo Sotero (FVJ-CE) Profa. Dra. Rosemary Ferreira da Silva (UFMA – São Luís) Ementa: Discutir questões relacionadas aos processos de formação e profissionalização docente e temas relacionados diretamente ao trabalho do professor. Estudos sobre a problemática da formação do educador, sobre a profissão e o trabalho docente, além de estudos sobre as condições de trabalho e suas implicações sobre o professor como pessoa e como profissional deverão compor essa sessão de comunicação. Acreditamos que investir na compreensão das experiências de vida social e profissional desse grupo é fundamental para saber quem são, o que pensam e sentem, e como agem no cotidiano do trabalho.

Coordenadores/as: Profa. Me. Simone Azevedo Bandeira de Melo Aquino (IFMA) Prof. Dr. Antonio Neres Oliveira (UFMA – CIÊNCIAS NATURAIS) Prof. Me. Laécio Nobre de Macedo (LCN – UFMA) Dr. Marcelo Pustilnik de Almeida Vieira (UFSM) Ementa: Novas tecnologias e suas relações com os processos educativos. Pesquisas, experiências e reflexões teóricas com foco na formação de professores e pesquisadores críticos-reflexivos. O Ensino e as novas tecnologias. O paradigma pedagógico da informática educativa. Informática como Ferramenta de Apoio à Aprendizagem; Softwares educacionais livres; Metodologias específicas para uso de recursos tecnológicos; Projetos e programas governamentais de informática educativa no Brasil.

Coordenadores/as: Profa. Dra. Vanda Pantoja (UFMA – CIÊNCIAS HUMANAS) Prof. Me. Rogerio de Carvalho Veras (LCH – UFMA) Ementa: Abordagem antropológica, sociológica e teológica do Fenômeno Religioso, que permita compreender as principais tradições e manifestações religiosas. O ensino religioso visto por vários aspectos: legal, da educação, da sociedade. Diferenças entre os diversos ensinos religiosos. Estudo de temas cotidianos que levam a melhorar o cidadão. Utilização de metodologias, didáticas e recursos nas aulas de ensino religioso. Construção de um programa de ensino religioso a ser ministrado.

Coordenadores/as: Prof. Dr. Francisco de Assis Carvalho de Almada (UFMA) Prof. Me. José Edilmar de Sousa (PROFEBPAR) Profa. Dra. Silvia Helena Vieira Cruz (UFC) Profa. Me. Flaviana Oliveira de Carvalho (UFMA) Profa. Dra. Soraya Maria Barros de Almeida Brandão (UEPB) Profa. Dra. Herli de Sousa Carvalho (Pedagogia (UFMA) Profa. Me. Celiane Oliveira dos Santos (FVJ) Ementa: A infância na realidade brasileira. A criança, seu desenvolvimento e aprendizagem. As múltiplas linguagens da criança. A prática pedagógica na educação infantil. As políticas públicas na educação infantil. O cuidar e o educar no cotidiano da educação infantil.

Coordenadores/as: Profa. Me. Kessia M. de P. Moura (PROFEBPAR) Profa. Me. Raimunda Ramos Marinho (UFMA – São Luís); Profa. Dra. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira (UFMA – São Luís) Ementa: A política nacional de formação de professores. Experiências exitosas do Parfor em nível norte e nordeste. A pesquisa nos cursos de formação de professores da política de formação. Relatos de experiências dos discentes e docentes do Parfor.

Coordenadores/as: Prof. Me. Renato Cadore (FEST) Prof. Dr. Leandro Proença Lopes (UNILAB - CE) Prof. Dr. Paulo Lucas da Silva (UFPA – Altamira) Ementa: O GT pretende debater sobre pesquisas e relatos de experiências que analisem interdisciplinarmente os fundamentos da educação com ênfase na Filosofia. Nesta perspectiva, pretende-se ampliar o debate sobre os campos da filosofia que se ocupam da reflexão sobre os processos educativos, os sistemas educativos, a sistematização de métodos didáticos, entre outros temas relacionados com a educação.

Coordenadores/as: Prof. Dr. Luiz Carlos Araújo dos Santos (UEMA) Prof. Dr. Paulo Henrique Aragão Catunda (UEMA) Profa. Dra. Anna Christina Sanazário de Oliveira (FEST) Profa. Me. Mercedes Castro (FACIMP) Ementa: O GT visa a tecer comentários gerais acerca da Lei de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/99), no intuito de preencher grande lacuna existente na abordagem de tal Lei, trazendo à tona a problemática de sua inaplicabilidade transversal nas escolas, conceituação dos termos meio ambiente, Educação Ambiental e transversalidade.

Coordenadores/as: Profa. Me. Elizânia Souza do Nascimento (UEMA) Profa. Me. Roza Maria Soares da Silva (FEST) Profa. Me. Regina Célia Costa Lima (UEMA) Ementa: História e memória da educação maranhense e: Políticas educacionais; Instituições escolares; Cultura escolar; Relações de gênero; Relações etnicorraciais; Infâncias; Literatura.

Coordenadores/as: Prof. Dr. Rafael Mendonça Almeida (IFMA) Prof. Dr. Rivelino Cunha Vilela (IFMA) Prof. Me. Jailton Romão Viana (UFMA - Balsas) Ementa: Pretende-se reunir pesquisas que enfocam as metodologias do Ensino de Física, bem como o ensino de astronomia; práticas e técnicas empregadas no Ensino de Física; a utilização das novas tecnologias no contexto atual de educação voltado para o Ensino de Física; os desafios e perspectivas da formação docentes na área de Física; a utilização da interdisciplinaridade no processo de ensino de Física. Espera-se que os participantes também socializem as principais dificuldades de ensino e aprendizagem de física e as estratégias metodológicas para facilitar a compreensão da física no processo educacional.

Coordenadores/as: Prof. Dr. Witembergue Gomes Zaparoli (UFMA) Profa. Dra. Cristiane Maria Nepomuceno (UEPB) Prof. Dr. Bruno Borda (IFPA) Prof. Me. Emerson Rubens Ferreira (UNB) Ementa: Objetiva possibilidades de aproximação entre Educação e Antropologia, dadas a partir da abordagem de questões referentes às diversidades culturais e as questões que circundam a temática das diversidades culturais, percebidas através da utilização de termos como “respeito e inclusão da diferença”, a “emergência do outro”.

Coordenadores/as: Profa. Dra. Maria Aparecida Gomes Barbosa (UERN) Profa. Me. Zian Karla Vasconcelos Barros (UFT – Tocantinópolis) Ementa: Caracterizar a natureza do ofício docente no âmbito da cultura moderna, ressaltando suas transformações no tempo; Definir as noções de desenvolvimento humano subjacente às práticas e às políticas de educação formal; Definir a noção de planejamento de ensino e suas variações em relação às diferentes concepções de desenvolvimento humano; Caracterizar o impacto das mídias hipertextuais contemporâneas no desenvolvimento intelectual e nos processos de inclusão dos sujeitos sociais, analisando suas consequências para o modelo de ensino-aprendizagem escolar.

Coordenadores/as: Prof. Me. José Heber de Souza Aguiar (FEST) Profa. Me. Ivana de Oliveira Gomes e Silva (UFPA – Altamira) Profa. Dra. Raquel Dias Araújo (UECE) Ementa: O GT pretende debater sobre: As Transformações Produtivas e Educação Profissional; Juventude, Trabalho e Educação; Educação Profissional e Tecnológica No Brasil; Perspectivas Históricas e Filosóficas da Educação Profissional; Educação Profissional e Tecnológica: Dualidade Histórica e Perspectivas de Integração; Programas de Educação Profissional, Reformas, Crise e Cortes na Educação Brasileira; O Ensino Médio e a Profissionalização da Juventude.

Coordenadores/as: Profa. Me. Luciléia Lima Freire (FEST) Profa. Dra. Neide Fernandes Monteiro Veras (UFC) Profa. Me. Lucélia Neves Santos (NEDET UFT) Ementa: Pretende reunir trabalhos que versem sobre: Na primeira seção são apresentadas as principais mudanças e características do ambiente universitário ao longo dos séculos no Brasil; a expansão da oferta e da procura do mercado universitário no mundo e seus aspectos contraditórios no Brasil; o espaço contraditório da universidade no mercado multidiverso do ensino superior; a mercantilização universidade; exigências de qualidade para o Ensino Superior, destacando a relevância da pesquisa e o papel da pós-graduação; regulação e corporativismo nas instituições de Ensino Superior, entraves a serem superados para a eficácia dessas instituições.

Coordenadores/as: Profa. Me. Rhecyelle Mota Belfort (FEST) Profa. Me. Aricelma Costa Ibiapina (IFMA) Profa. Me. Marizangela Ribeiro Taveira (UNISULMA) Prof. Me. Ezequias Mesquita Lopes (FEST) Ementa: O GT se propõe dialogar com as aplicações efetivas de uma legislação avançada, como o Estatuto da Criança e do Adolescente, quanto às suas disposições sobre a família, a escola e o trabalho. Defende, ainda, maior participação dos cursos universitários no conhecimento e respeito à lei, favorecendo sua aplicação no cotidiano profissional.

Coordenadores/as: Prof. Dr. Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida (UFC) Profa. Me. Amanda Ribeiro Miranda (UNISULMA) Prof. Me. Adriano Felipe Barreto Grangeiro (UFT – Tocantinópolis) Prof. Dr. Carlos Eduardo de Oliveira Bezerra (UNILAB-CE) Ementa: Brincar uma aprendizagem para vida: o lúdico no desenvolvimento humano; Perspectiva teóricas sobre o brincar e o lúdico; Currículo e a pedagogia do brincar; Educação infantil e o brincar: reflexões e possibilidades; Brincar na escola; O brincar e sua relação com a ludomotricidade, afetividade, educação em valores e conhecimento das linguagens; Repertório infantil para ampliação da criatividade no ato educativo; Corporeidade e sua relação com o conhecimento sensível mais o conhecimento racional; Corpo e o sentimento de pertença da etnia humana; Corpo lúdico; Corporeidade significante; Corpo como instrumento de resiliência infantil; Respeitar as culturas infantis é respeitar o movimento e o corpo da criança; Cultura lúdica infantil; Interação lúdica; Jogos, brinquedos e brincadeiras étnico raciais indígenas e quilombolas; Brincar e o multiculturalismo; História dos jogos e brinquedos; O brincar na resolução de situações-problema; Design de jogos: criação, modificação e análise; Os Games no cotidiano infantil da vida moderna; Jogos digitais e eletrônicos e aprendizagem escolar; Videogame como mídia da construção narrativa; Brincar e inclusão; O brincar para as crianças com necessidades educativas especiais; Psicologia do brinquedo: Ludodiagnóstico infantil; Ambientes lúdicos para brincar; Playwork: espaços lúdicos infantis; Segurança do Brinquedo; Brincar na cidade; Trajetória lúdica infantil; Intensidade e qualidade lúdica infantil; Mapa afetivo infantil; Apropriação e pertencimento lúdico infantil; Direito de brincar; Brincar cooperativo; Cultura da paz; O lúdico na resolução de conflitos; O lúdico e sua relação com o gênero e a sexualidade; Aprendizagem e práticas lúdicas criadoras; Intencionalidade pedagógica lúdica; Métodos ludiformes; Investigações e projetos lúdicos.

Coordenadores/as: Profa. Me. Raquel de Moraes Azevedo (UFMA) Profa. Dra. Maria José Albuquerque da Silva (UFC) Prof. Me. Kleber Alberto Lopes de Sousa (FEST) Ementa: Pressupostos teóricos e metodológicos da avaliação. Tipos, métodos e instrumentos de avaliação. Avaliação escolar e institucional no contexto do sistema educacional brasileiro (SAEB, ENEM, ENADE, PROVA BRASIL, PISA).

Coordenadores/as: Profa. Me. Eloíza Marinho dos Santos (UFMA) Prof. Me Jakson José Gomes de Oliveira (SEDUC/PA) Prof. Dr. Carlos André Sousa Dublante (UFMA) Ementa: Gestão educacional: conceitos, funções e princípios básicos. A função administrativa da unidade escolar e do gestor: contextualização teórica e tendências atuais. A dimensão pedagógica do cotidiano da escola e o papel do administrador escolar. Levantamento e análise da realidade escolar: o projeto político pedagógico, o regimento escolar, o plano de direção, planejamento participativo e órgãos colegiados da escola.

Coordenadores/as: Profa. Me. Iara Aparecida Paiva (UEMA) Profa. Me. Joselma Gomes da Silva (FACIMP) Ementa: O GT tem como objetivo socializar saberes, conhecimentos e reflexões sobre práticas desenvolvidas nos espaços escolares e não-escolares, relatos de experiências, pesquisas em andamento, caso clínico com ênfase em atividades de pesquisas relacionadas à inclusão no âmbito social e psicossocial oriundas da rede de atenção à saúde mental.

Coordenadores/as: Prof. Me. Bergson Pereira Utta (UFMA – São Bernardo) Prof. Me. Christiano Roberto Lima de Aguiar (UEMA) Profa. Dra. Marcia Gardênia Lustosa Pires (IFPB) Profa. Me. Maria Cláudia Lima Sousa (FACIMP) Ementa: O GT propõe discutir dimensões éticas fundamentais da profissão docente à luz de uma ética das profissões. Parte-se de uma configuração do âmbito próprio à ética das profissões, desenvolve-se alguns pressupostos da prática docente e chega-se à ética da profissão docente.

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